Waldir Calmon

 

Apresentação

(caso não esteja ouvindo a música de fundo, Samba no Arpége, clique aqui)

     Márcia Calmon

Meu nome é Márcia e, como  filha do pianista Waldir Calmon, tive o desafio de escrever imparcialmente sobre sua vida profissional.  A maior dificuldade foi separar o pai e amigo do artista. Foram meses de dúvidas e  textos rasgados, mas as palavras começaram a fluir à medida que eu ia tomando real consciência da contribuição de Waldir Calmon  para a MPB. Nos dezoito anos de nosso intenso convívio, não consegui enxergar apenas o pianista.

     Waldir Calmon foi um pianista de grande sucesso nos anos 50 e criou um estilo imitado por vários músicos. Seu trabalho em estúdio foi marcado basicamente pela música instrumental, atingindo altíssimos índices de vendagem em território nacional. Marcou época na MPB e hoje, mais de três décadas após sua morte, o nome do pianista é lembrança viva na memória de seus admiradores.

     Esse site contém: Home, Apresentação, Biografia (dividida em Caminhos Tortuosos, Colhendo os Louros 1ª e 2ª Partes e Novos Tempos), Galeria de Fotos, Discografia (Séries e LPs Avulsos), Vídeos, CDs de Waldir Calmon, Troféus e Prêmios (Partes 1 e 2), Críticas, Fale Conosco, Ouça um Pouco Mais, Programa Sobre Waldir Calmon e a declamação do poema Vou-me Embora Pro Passado, de Jessier Quirino, em que cita Waldir Calmon. Em Ouça um Pouco Mais, coloquei um interessante registro de meu pai tocando em casa, para a família, a música Noturno em Eb, de Chopin. Quanto às fotos, tive que diminuir o tamanho de algumas para não tornar os arquivos pesados e lentos. É só clicar em cima dessas miniaturas para vê-las em seu tamanho natural.  

     Você está ouvindo um trecho de Samba no Arpége (Waldir Calmon e Luís Bandeira) que está no CD Samba no Arpége do selo Revivendo. Waldir está tocando o  solovox - instrumento lançado por ele no Brasil e do qual falamos na parte Caminhos Tortuosos. Ao lado, vê-se claramente Waldir, tocando o solovox (acoplado ao piano), em um show na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Clique na foto para ampliá-la.

Show de Waldir Calmon na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro

     Você ainda ouvirá amostras de áudio das seguintes músicas gravadas por Waldir Calmon quando abrir:
Home - Cumaná, de H. Spina, B. Allen e R. Hillman. Esta gravação está no CD O Lounge Brasileiro, do selo EMI. Essa música, durante anos, foi o prefixo do programa de Waldir Calmon, Ritmos S. Simon, na TV Tupi e posteriormente na TV Rio.
Caminhos Tortuosos - Dinorah, de Benedito Lacerda e José Ramos. Esta gravação está no CD Waldir Calmon - Sua Orquestra, Conjunto e Piano, do selo Revivendo.
Colhendo os Louros (1ª Parte) - Na Cadência do Samba (Que Bonito É), de Luís Bandeira (editada pela UBC). Esta gravação também está no CD Waldir Calmon - Sua Orquestra, Conjunto e Piano.
Colhendo os Louros (2ª Parte) - Mambo en España, de Ramón Marquez. Esta gravação está no disco Mambos, da Copacabana Discos.
Novos Tempos - Separados Nada Somos, de Waldir Calmon e Don Al Bibi. Esta gravação está no último disco lançado por Waldir Calmon - Feito Para Dançar, de 1980, da Copacabana Discos.
Vídeos - Os Pintinhos no Terreiro, de Zequinha de Abreu. Este chorinho está no vinil Feito para Dançar n°7 do selo Rádio.
CDs - Variações, de Waldir Calmon. Esta guaracha está no vinil Ritmos Melódicos 1.
Troféus e Prêmios (1ª Parte) - Tequila, de Chuck Rio. Esta gravação está no CD O Lounge Brasileiro, do selo EMI.
Troféus e Prêmios (2ª Parte) - Mercado Persa, de Albert W. Ketelbey. Esta gravação está no disco O Lounge Brasileiro, do selo EMI.
Críticas - Viagem, de João de Aquino e Paulo César Pinheiro. Esta gravação está no último disco de Waldir Calmon - Feito Para Dançar, de 1980, da Copacabana Discos.

      Em alguns navegadores, talvez a música não toque automaticamente na abertura da página. Por isso, coloquei um link, com o nome da música, em que você deverá clicar caso isso aconteça.

     Também tenho um blog onde falo sobre assuntos relacionados à música e uma das postagens é sobre o Waldir Calmon pai de família. Você pode acessá-lo pelo endereço www.blogmarciacalmon.blogspot.com.br . E se você tiver algum material interessante sobre Waldir Calmon, comunique-se conosco. Teremos um enorme prazer em falar com você. Um grande abraço.

Feito Para Lembrar